Drone explora a caverna mais profunda do mundo.

O vídeo abaixo é uma prova de que um mundo inteiro pode prosperar no subsolo. Capturado pelo fotógrafo de viagens Ryan Deboodt, atualmente morando em Pequim, a filmagem foi feita através de um drone transportando uma GoPro. Ela fornece uma visão rara da gigantesca caverna Hang Son Doong, no Vietnã – e há todo um ecossistema à espera para ser explorado.

 

 

A caverna foi descoberta em 1991, mas só explorada pela primeira vez em 2009 por uma equipe de cientistas da Associação de Pesquisas de Cavernas Britânica. O que eles descobriram foi que a caverna de calcário era muito maior do que o esperado. Tão grande, de fato, que é a maior caverna conhecida no mundo, cuja maior câmara possui 5 km de comprimento, 200 metros de altura e 150 metros de largura. A caverna também contém alguns dos mais altos estalagmites conhecidos no mundo, que tem até 70 m de altura. Isso é como um edifício de 20 andares!

Obviamente é muito difícil de obter imagens aéreas de um mundo subterrâneo – basta imaginar um helicóptero lá – mas Deboodt conseguiu fazer exatamente isso usando um drone. O vídeo foi filmado perto da primeira e segunda entrada da caverna, que vão até 2,5 e 3,5 km no interior da caverna, respectivamente.

O resultado é impressionante, mostrando florestas, colinas,falésias, rios e cumes de pedra, tudo profundamente enterrado. Olhe atentamente e você pode ver as pessoas explorando a selva e afloramentos rochosos da caverna, criando uma proporção surreal entre o tamanho das pessoas e o da caverna.

A caverna tem até seu próprio sistema climático, e você pode ver a neblina subindo a partir das florestas na filmagem. Nós não vemos quaisquer vestígios de nuvens sólidas neste vídeo, mas um menor sistema de cavernas Er Wang Dong, no sudoeste da China, tem seu próprio sistema climático, e nós imaginamos que Son Doong é bastante similar.

http://misteriosdomundo.org/

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>